obituário

Morreu Genoé Mendes Costa

Fotos: Arquivo pessoal
A professora aposentada Genoé Mendes Costa, 71 anos, nascida em Mata, era casada com o são-pedrense Alceu Walmocy Martins Costa, 76. Da união, que, em 2019, completou 47 anos, vieram os filhos Aline, 42, e Adriano, 45. A neta, Luma, 4 anos, completava a alegria de Genoé.

Genoé e Alceu se conheceram em Mata, onde oficializaram a união. Logo após o casamento, eles moraram em Porto Alegre e Rio Grande. Em 1981, Alceu largou o emprego de bancário e o casal se mudou para o Coração do Rio Grande, onde se estabeleceram como comerciantes. A escolha de Santa Maria deu-se devido à possibilidade de ambos morarem perto das cidades onde nasceram. Assim, ficariam perto das famílias.
- Jamais esquecerei da nossa história. Quase 50 anos de casamento é praticamente uma vida inteira - diz Alceu.
Em Santa Maria, Genoé trabalhou na Escola Básica Estadual Cícero Barreto e na 8ª Delegacia de Educação. A bancária Aline Mendes Costa lembra da relação de amizade, cumplicidade e carinho que tinha com a mãe. Ela conta que Genoé sonhou muito em ter um neto. Com a pequena Luma, ela voltava a ser criança. As duas eram muito apegadas.
- A mãe dizia que Luma era o seu anjinho de luz. Era uma avó cuidadosa e presente. Estava sempre alegre e nunca reclamava, nem quando já estava doente. Minha mãe era acolhedora, paciente e humilde. Os valores dela ficarão difundidos em nossa família - fala Aline.
De acordo com a família, Genoé gostava de se exercitar. Fazer caminhadas, pilates e hidroginástica, brincar com a neta, cuidar de plantas, passear no shopping, ir para a praia, visitar e receber parentes estavam entre as atividades diárias da aposentada, conforme conta o filho Adriano, que morava junto à mãe.
Aline acrescenta que Genoé ainda costurava e passava um bom tempo na internet.
Para Adriano, fica a saudade de uma mãe falante, amorosa e que tinha a solidariedade como uma das principais características:
- Vou guardar na lembrança a honestidade e a generosidade de minha mãe.
Genóe Mendes da Costa morreu em 11 de abril no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, devido a complicações causadas por um câncer de pulmão. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre pianista Leandro Menezes Faber Anterior

Morre pianista Leandro Menezes Faber

Morreu Wilson Moyses de Souza Neves Próximo

Morreu Wilson Moyses de Souza Neves